domingo, 17 de julho de 2011

CRAQUES DO MIRAMAR

OS CRAQUES DO MIRAMAR

Já faz um bom tempo e eu mostrava antigas fotos para alguns de meus ex alunos do Tiradentes. Num lance rápido, como se ele estivesse partindo pra cima do zagueiro, olha daqui, olha dali, vai lembrando-se dos jogadores que estão na foto e, quando percebi, já era tarde e uma das fotos já estava m seu poder. Devolver a foto??? Nem pensar e se mandou.
Passaram-se alguns anos e para minha surpresa, recebo um e-mail com a tal foto em anexo, onde ele, o mesmo que havia me tirado a foto, me fala o seguinte: pai Vadão!! Essa foto é digna do quadro do Milton Neves, “Que fim levou?” e ainda dá uma gozada , por causa do meu bigode.
Não me canso de repetir. O período em que lecionei no Tiradentes foi maravilhoso. Os alunos com os quais trabalhei, foram muito mais que alunos, foram meus amigos e eu, pelo menos tentava, tratá-los como se fossem meus filhos.
ZAGA, ZAGUINHA, CARLOS GONZAGA FILHO, foi ele quem começou com essa história, quando me levou a tal foto.
Na foto em anexo, os craques do MIRAMAR:
Em pé: LOURIVAL, NETO (LANDINHO), JUNIOR do ARAÇÁ, MAIKO e SIDNEI do ARAÇÁ.
Agachados: NANDO, LEANDRO, ZAGUINHA, ANDRÉ (DÉ), FRANCISCO (TUPISCO) e RONALDINHO.
E a história de hoje é dele... ZAGUINHA, que escreveu esse relato que me deixou muito emocionado e feliz.
“Bem, caro PROFESSOR, por trás dessa foto tem uma longa história, que vamos ver se consigo relatar a seguir:
Ano de 1991, época de uma geração fominha por bola, futebol todos os dias na hora do recreio e como todo bolinho que se preze, existia aquela tradicional panelinha. Nos dias de semana, em horário de aula, ficávamos ‘a espera do recreio, para aquele salãozinho na famosa quadra de cimento do colégio. Mas o pessoal queria mais. Daí a idéia de formar um time para jogar aos finais de semana no campo do Vila Nova, foi automático;começaram a surgir times de outros bairros, e a rivalidade foi aumentando, até que surgiu o Campeonato de Futebol Juvenil/Junior de Porto Belo.
Reunimos o pessoal, arrumamos um jogo de camisa emprestado do futebol do Porto, nas cores branca e azul e só faltava o nome, Resolvemos homenagear os craques do passado da nossa cidade do time do Miramar.
O campeonato começou, as vitórias aconteciam naturalmente devido a grande qualidade do nosso pessoal, mas tinha uma equipe que era tão boa quanto a nossa, a equipe do MCLAREN (Vila Nova), e no cruzamento (semifinal), justamente no nosso caminho, eles apareceram.
Semifinal marcada para o sábado, semana difícil de passar, na escola só se falava nisso, estudar era difícil, à noite ninguém dormia, essa coisa de jovem fominha por bola, e, finalmente o grande dia chegou, chuteira limpinha, tinha camarada que dormia com ela pensando com qual delas faria o gol. Jogo truncado, bonito de se ver, até que no segundo tempo, o árbitro (Professor Vadão) torceu o pé e a partida foi paralisada para o atendimento do mesmo, na bolsa de massagem, que  nem existia , ate que corre daqui, pega dali, apareceu um antiinflamatório poderoso... acredite se quiser, uma bola de sorvete isso mesmo uma bola de sorvete, quer saber o sabor ai já é demais ,né? trazida pelo Leandro da Teta. O juiz foi medicado, substituído e a partida recomeçou, em alto nível. Nós precisávamos ganhar para ir para prorrogação, jogo no finalzinho e na casa dos 40 min., escanteio pra nós, Neto (Landinho) na cobrança, todo mundo na área, marcação cerrada, a bola viajando pela área e eu, Zaguinha, entro de peixinho e faço o gol que leva para prorrogação, Daí em diante, o Ronaldinho me apelidou de cabeça santa.
Ganhamos na prorrogação, indo para inédita final contra a equipe do Bombinhas. Já no jogo da final, só lembro-me do resultado, 4x2 para o Miramar, sendo que eu marquei um gol e o Neto (Landinho), o outro. O artilheiro foi o Lourival e o craque do nosso time, sem dúvida, era o Sidnei do Araçá. Mas, olhando a foto hoje, o maior troféu que ganhamos foi de que, por trás disso tudo tinha um PROFESSOR chamado Osvaldo Di Pietro, que nos ensinou muito mais do que só jogar bola, pois com aquele seu jeito durão, conseguiu formar muitos de nós em homens de caráter. Por isso fica aqui registrado depois de 20 anos a homenagem do time do Miramar ao PROFESSOR VADÃO, pois tivemos a sorte de sermos lapidados não só por nossos pais, mas por uma pessoa como você, forte de caráter e decidido nos seus objetivos; Nos dias de hoje, fico torcendo para que no caminho dos meus filhos tenha um PROFESSOR VADÃO, para ajudar na educação deles.
Abraço da Equipe Miramar e em especial do seu Aluno Zaguinha”
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário