terça-feira, 22 de maio de 2012

REMEXENDO MINHA GAVETA: FUTEBOL DE CAMPO, KARATÊ, FUTSAL, PANDORGA, FUTEVOLEI, CICLISMO, FUTEBOL DE AREIA, NATAÇÃO E GINÁSTICA NA PRAIA.



Um dia desses, remexendo minha gaveta, encontrei velhas pastas, papéis dobrados e um monte de anotações. Curioso, fui abrindo um a um, lendo e relendo, lembrando-se de fatos que aconteceram no esporte em Porto Belo. O ano era 2001.
Praia do Perequê e o professor Cristiano proporcionando muita alegria e atividade física na Ginástica na Praia, que era realizada diariamente, contando com um grande número de participantes e com grande apoio do comércio local.
E o Mauro, grande comandante da equipe do Estrela Azul, campeã do Campeonato Municipal de Futebol de Areia. Teve a participação de nove equipes: Estrela Azul, a vice-campeã Rio Grandense, Saíra Lenço, Bar do Peta, PM Cuba, Cervejas, Família Adams, Roma e Enseada.
O artilheiro foi um dos Gaiteiros, Emerson Narcisio de Moraes.
Falou em Karatê, falou do Clóvis Duarte da Silva, eterno batalhador da modalidade. E com ele, a Associação KI-SHIN-TAI de Karatê de Porto Belo, participou da primeira Etapa do Campeonato Catarinense Inter Estilos, realizada em Pomerode.com a presença de sete atletas, a equipe obteve cinco medalhas, com destaque na categoria até 65 Kg para Daniel de Souza, terceiro colocado e o vice-campeão, meu amigão, Leandro Loss.
Na segunda etapa da competição, realizada em Capinzal, o mestre Clóvis Duarte da Silva atuou na arbitragem com destaque. A equipe de Porto Belo, sob o comando do técnico Leandro Loss, teve os seguintes destaques: Janaína Campos, Nerivaldo Martins (Vado da Casan), Silvano Braga, Adriana dos Santos, Daniel de Souza e Deise Duarte.
Nossa equipe também participou das etapas de Pedras Grandes e Corupá e fechou com chave de ouro na Etapa Final do Campeonato Brasileiro, realizada em Maceió, Alagoas, onde novamente nosso professor Clóvis Duarte, com sua inegável competência, fez parte do quadro de arbitragem.
E a molecada na 1 Copa Porto Belo de Futebol de Areia sub-16 com a participação de 6 equipes, sagrando-se campeã , Peixaria do Japonês, com a liderança do  grande Tamide.A equipe do Vila Nova foi a vice campeã e o atleta bom de bola Nando, Fernando Lourenço foi o artilheiro com 12 gols. Como equipe mais disciplinada foi escolhida a turma do Estrela do Porto.
No Futevôlei, com oito duplas participando, os parceiros José David Cota e Luís Fernando Varella foram os campeões.
Na natação, além da tradicional Travessia Ilha de Porto Belo, que estava em sua nona edição, envolvendo cerca de 1000 atletas, tivemos também a participação de IRANY ORNELLAS DE MORAES, representando Porto Belo na 2 Travessia Ilha do Frances, em Florianópolis, conquistando o título em sua categoria.
E o meu amigo Marlun Rebelo, hoje atuando na área de corretor de imóveis, mas sempre ligado ao esporte, colaborou de forma brilhante para a realização da 2 Etapa do Campeonato Catarinense de Ciclismo – Cross Country, que teve a participação de 85 atletas, divididos em 10 categorias, numa realização da Federação Catarinense de Ciclismo, comandada pelo amigo Andrade e com o apoio do Hotel Morro do Sol e da CICLE DJ .
No FUTSAL, a 1 Copa Municipal foi um sucesso, com a participação de 14 equipes: Polícia Militar, Tubarões, Cervejas, Peixaria do Japonês, Mercado Dourado, Rio Grandense, Nova Ericeira, Trovão Azul, São Paulinho, Iate Clube, Markriado, Stop presentes, Gêmeos e JK Alumínio.
Na final, os Tubarões foram os campeões frente ao vice-campeão JK Alumínio. Rubinho, do Cervejas, terceiro colocado, foi o artilheiro e o Vanderlei do Tubarões como melhor técnico.
O troféu Disciplina quem levou foi a turma dos Gêmeos enquanto o JK Alumínio teve a melhor torcida.
Olha a Pandorga no céu. Isso mesmo, o Festival de Pandorga, realizado na praia do Baixio, com 16 participantes: José Cardoso, Samuel Pinheiro, Isaías Lima, Mateus Martins, Romilton Rocha Jr., João Baltazar, Jordão Baltazar, Renato da Silva, Roberto de Souza, William Barnabé, Elial Lima, André da Conceição, Rafael Nascimento, Carlos Antônio Jr. E Vinicius dos Passos.
Foi sorteada uma bicicleta doada pela CICLE DJ e quem levou foi o Renato da Silva.
E a vez dos “velhinhos” chegou ao Futsal. A 1 Copa de Futsal Master com a participação de 7 equipes: Futebol do Porto, Bauer/ Lalinha, Polícia Civil, Miramar, Peixaria do Japonês, Boa Vontade e Veteranos de PB. Com a arbitragem do David e o Clóvis Ferreira Jr. como mesário, a competição foi uma grande festa.
Na final, o Veteranos de PB superou a turma do Boa Vontade, que terminou na segunda colocação e teve o artilheiro Juares Ferreira, com 25 gols. A melhor defesa coube ao Bauer/ Lalinha, o troféu Disciplina ficou com a Polícia Civil e o Miramar com a melhor torcida.
Destaque para o técnico do Veteranos de PB, Ingo e seu auxiliar Beto.
Já no futebol de campo, O Vila Nova conquistava o título em cima do Rio Grandense. Foram 10 equipes participantes: Cervejas, Rio Grandense, Vila Nova, Olaria, Atlus, Estrela Azul, Nativos, Mercado Dourado, Associação Perequê e Sertão de Santa Luzia.
A Associação Perequê levou o troféu Disciplina, melhor torcida para a turma do Olaria, e o campeão Vila Nova teve a melhor defesa, o melhor técnico, Vanderlei e o artilheiro da competição, Carlos Eduardo Guerreiro, Calo.
Vou continuar revirando minha gaveta, pois ela ainda tem muita história para contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário