sábado, 11 de agosto de 2012

REVOLUÇÃO NAS ESCOLAS

            
Todo final de ano era a mesma coisa. O boletim vinha quase todo pintado de vermelho. Ricardinho só se livrava de Religião e Educação Física; no restante teria que ralar muito para os exames finais, precisando de 9, 10 e então passar de ano. Passava raspando, mas no ano seguinte, um novo martírio.
Betão, o professor de Educação Física chamou o Ricardinho no canto para uma boa conversa. Ricardinho era bom de bola, meio briguento, é verdade e levava jeito para o esporte, mas como vinha de ladeira abaixo na matemática, Português, História, etc, etc, a bola ficava em segundo plano, tanto em casa, sob os rigorosos olhares dos pais bem como no colégio, com a diretora marcando em cima, não dando folga.
Mas Betão não desistiu do Ricardinho. Todos os dias, na chegada para a aula, batia um bom papo com ele. Você tem que se esforçar mais dentro da sala de aula, você pode e tem capacidade para isso e, dessa forma, vai ter mais tempo para bater sua bolinha tranquilamente.
A cada dia que passa, os esportes vêm revolucionando as escolas e a preocupação com o ensino vem crescendo e incentivando nossos alunos para buscarem o desenvolvimento através dos esportes. Claro que ainda temos uma longa estrada para percorrer, mas já é um começo animador.
A prática desportiva como instrumento educacional busca o desenvolvimento integral do indivíduo, capacitando-o para lidar com necessidades, desejos e expectativas, tanto dele, bem como dos outros, podendo assim, desenvolver suas competências técnicas e sociais, que são importantíssimas no processo de aperfeiçoamento individual e formação de cidadania.
A adrenalina, a emoção e o prazer em praticar uma modalidade desportiva, seja ela qual for, fazem com que o aluno alcance inúmeras maneiras de aprender novos movimentos, integrando-se ao meio social e, através disso, é possível adequar-se ‘as disciplinas realizadas em salas de aula, proporcionando, com certeza, um melhor desenvolvimento.
O esporte é um importante instrumento para melhorar o desenvolvimento de um país, além de conseguir unir os povos, fazendo com que o homem exercite não somente o corpo, mas também a mente, obtendo, dessa forma, resultados expressivos em sua vida.
Com incentivos, espera-se que através do esporte, a qualidade de vida das pessoas melhore, mais saúde, com as crianças atingindo um rendimento mais alto nas escolas, relacionando-se melhor na sociedade e, como consequência, afastando-se do mundo das drogas. É todo um conjunto de características que proporcionam a formação de cidadãos que ajudarão no progresso do país.
Esse ano, o Ricardinho passou direto, sem exames e foi escolhido como aluno-atleta destaque dos Jogos Escolares.
E é só o início, podem acreditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário