quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

CACHORRINHO OLÍMPICO



Durante os Jogos Olímpicos, os melhores atletas em suas modalidades, buscam seus melhores resultados, seus limites, coma esperança de conquistar uma medalha.
Em 2000, na Olimpíada de Sidney, os organizadores decidiram inovar, com a alteração no regulamento.
Uma delas foi na natação, com a ampliação de atletas de países sem nenhuma tradição, permitindo que eles participassem sem a exigência de atingir os índices mínimos de tempos para as provas nessa modalidade.
Caíram na piscina, representantes da África, Ásia e América Central, cujos tempos eram quase o dobro dos atletas de ponta.
E assim, o africano Eric Moussambani, da pequena Guiné Equatorial, entrou para a história.
Ele treinava há pouco tempo, numa piscina de hotel com 20 metros de extensão( as piscinas olímpicas tem 50 metros).
Chegou em Sidney para a prova dos 50 m, porém seu treinador resolveu colocá-lo na prova dos 100m, por ser uma prova mais clássica e, assim, dar maior visibilidade para seu país.
Na série classificatória, tinha ao seu lado um atleta do Tadziquistão e outro do Niger.
Nos blocos de saída, 'as suas marcas...prontos, e o afobado atleta do Tadziquistão, caiu na água antes do tiro, queimando a largada. No embalo desse, e, assustado, o representante de Niger também jogou-se na água antes da hora.
Com os dois atletas desclassificados por queimarem a largada, Eric nadou sozinho, mas quem pensou que seria moleza, enganou-se.
dando o máximo de si e com um estilo estranho de nadar, lá foi ele para os primeiros 50m, preparando-se para a virada.
Bate na borda e agora faltam apenas 50m. Apenas? o cansaço deu sinal de vida, respiração ofegante, engolindo água, um pouco no estilo crawl, um pouco de peito e, finalmente, apelou para o tradicional nado cachorrinho.
Faltando poucos metros para terminar a prova, simplesmente parou, deu pinta que iria afogar-se, os fiscais já prontos para um resgate, mas que nada, Eric trouxe lá do fundo da piscina, suas últimas forças e, bravo!!, tocou na borda da piscina, completando a prova.
Seu tempo? 1 minuto, 52 segundos e 72 centésimos. Isso pouco importava para ele, pois tinha tudo de si, superando seus limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário