segunda-feira, 2 de abril de 2012

A CULPA É DO BANDEIRINHA

           
Ele tem que ficar de olho para ver se a bola não saiu pelas linhas laterais ou de fundos, sinalizando com seu instrumento de trabalho qual a equipe que deverá cobrar o arremesso lateral, tiro de meta ou escanteio.
E o impedimento, corre pra lá, corre pra cá, acompanha o lançamento, o jogador em direção ‘a bola e sobe a bandeirinha e o coro da torcida vem abaixo, saudando sua querida mãe.
O técnico pediu substituição e o bandeirinha avisa o árbitro. Alguma falta que o árbitro deixou passar batido, está lá o bandeirinha para alertá-lo, embora possa não adiantar nada, porque ele não manda nada.
Foi o tempo em que o bandeirinha era considerado um simples gandula, que somente corria atrás da bola para devolvê-la. Que nada, nos comentários durante os jogos, ele é citado como o melhor assistente de árbitro no campeonato, vai para a Copa, é da FIFA e por aí vai.
Semifinal de campeonato, num jogo decisivo, mata a mata. Equilíbrio total, as duas equipes respeitando-se, fechadinhas na defesa e com a paciência de um contra ataque mortal.
Aos 40 minutos do segundo tempo, 0 X 0 e percebe-se os técnicos conversando com seus auxiliares para escolha dos cobradores de penalidades máximas.
E eis que o sobrenatural dá sinal de vida. Contra ataque rápido, Zé Tonho ganha a bola na defesa, avança pela direita, ultrapassa o meio campo, fecha pelo meio, a zaga adianta-se até a intermediária. O ala Zé Tonho cai novamente pela lateral, a bola escapa de seus pés, olhar atônito e a bola quase saindo...então o bandeirinha, ex meia direita, frustrado por ter sido reprovado em inumeráveis peneiras , parte em direção ‘a bola, e quando todos esperam que a bandeira seja erguida, sinalizando bola fora, ÔPA!!!! Vinga-se de todos os treinadores pelo qual havia passado e com passe de letra, toca para Zé Tonho, que ainda assustado, de bate pronto cruza e cabeçada certeira do centro avante Minhoca para o gol da vitória.
Como sempre diz o Arnaldo, “a regra é clara”, se o árbitro é neutro, seus auxiliares também o são, portanto, GOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLL, com uma assistência incrível. Disseram-me que o tal bandeirinha foi procurado por algumas equipes para reforçar seus elencos.
Uma coisa pode escrever, se a moda pega, quem sabe um dia veremos bandeirinhas partindo para cima das defesas, executando cruzamentos precisos, cobrando faltas e até disputando a artilharia da competição.
Quem duvida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário