sábado, 28 de abril de 2012

OS JOVENS DA TERCEIRA IDADE NO ESPORTE


Eles poderiam estar em casa, tranquilos, curtindo a aposentadoria, num merecido descanso. Que nada! Abaixo os sofás confortáveis, a preguiça e sem moleza. Hora de treinar nos salões, nas canchas de bocha e bolão, nas mesas de carteado, dominó e truco.
D. Maria e Seu Manoel querem mais é muita agitação e sem hora para acabar. O ônibus parte ‘as 8 da manhã, as malas prontas, expectativa enorme, o friozinho na barriga e os netos que aguardem, pois a turma da D. Maria e do Seu Manoel tem compromisso nos JOGOS ABERTOS DA TERCEIRA IDADE – JASTI.
D. Maria, 71 anos, mas parece bem menos, toda elétrica, não para de falar por um instante sequer e arrebenta na dança de salão. Já o Seu Manoel é mais quietão no dia a dia, mas na cancha de bocha se transforma, grita o tempo todo, procura orientar a melhor jogada para seus companheiros e tem uma mão certeira. É craque.
Outros atletas vão chegando, com disposição de garotos, acomodando-se no ônibus, fazendo farra, cantando e confiantes que irão representar a cidade com dignidade.
Os JOGOS ABERTOS PARA TERCEIRA IDADE – JASTI são realizados pela Fesporte e tem o apoio da cidade que sedia o evento. São cerca de 1500 atletas que já passaram dos 60 anos, representado 150 municípios catarinenses nas modalidades de bocha, bolão, canastra, dominó, truco, dança coreográfica e dança de salão.
Seu Manoel diz que o técnico Pedroca, apelidado de Bernardinho pelo jeito de conduzir os treinamentos, não dá refresco, agita os jogadores, repete as jogadas e acredita que a equipe preparou-se muito bem e está pronta para a competição.
Para D. Maria, a participação no JASTI é sempre uma grande alegria. O prazer em participar é enorme, a satisfação no reencontro de velhos amigos e a oportunidade de fazer novos amigos não tem preço.
A vontade de conquista de uma medalha acompanha o tempo todo, mas o mais importante, sem dúvida alguma, é poder proporcionar ao idoso, a socialização, a integração e a participação em um evento esportivo, numa competição saudável e buscando a superação individual.
E Porto Belo está de parabéns pela participação no JASTI realizado em Piratuba.

Um comentário:

  1. Sem dúvida, Vadão, o esporte é uma excelente maneira de se envelhecer com mais saúde e qualidade de vida. Pra me garantir com essa turma lá na frente (nem tão na frente assim), já comecei meus treinos de dominó! Abração. Dil

    ResponderExcluir