terça-feira, 2 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO OU INSTRUÇÃO?

Nossos jovens vão ‘as escolas em busca de instrução, ou seja, ‘a procura de conhecimentos técnicos e práticos que possam auxiliar e, no futuro, poder exercer uma atividade profissional.
Mas não podemos ficar apenas na transmissão de instruções. Devemos sim, proporcionar a estruturação de valores morais que sirvam como base para o comportamento social.
A educação e a Instrução devem trilhar o mesmo caminho. Hoje vivemos numa sociedade plena de instruções, porém, com pouca educação e isso se reflete no esporte.
Nossos atletas são transformados em robôs. Recebem excelente treinamento físico e técnico, com alimentação de primeira, atendimento médico eficiente, hotéis cinco estrelas. Tudo do bom e do melhor.
Mas é aí que entra a educação, pois lhes falta o amparo psicológico. O sucesso chega de repente e muito desses atletas não tem o preparo necessário para que suportem a fama repentina.
São crises familiares, envolvimentos com drogas que podem encerrar a carreira esportiva, uma série de problemas que o torcedor e o dirigente esportivo não tomam conhecimento. Querem e exigem que o atleta vá a campo, consiga as vitórias e conquiste títulos. O atleta não tem com quem conversar na hora da angústia, quer desabafar e se vê sozinho.
Os dirigentes, em sua maioria, querem resultados, que as suas equipes triunfem, pois em caso contrário, o artilheiro que deixa de fazer gols, o zagueiro que falha ou o goleiro que leva gols fáceis... esses vão sendo deixados de lado, vão para a reserva, treinam em separado ou negociados com equipes sem expressão.
Isso demonstra que a principal preocupação é com as instruções e não estão nem aí para a educação.
Nossas crianças vão para a escola para aprender coisas práticas, porém, isso de nada valerá a pena, se a escola não lhes der educação.
Temos que investir mais em nossos filhos. Brinquedo algum ou, no caso de adultos, aquele carrão importado... nada disso irá compensar nossa ausência.
Convivam com eles como garantia de adquirir determinados valores. Muitas vezes, as idéias sobre como direcionar a educação são feitas de forma acanhada. Há a necessidade de um esforço mais amplo, com objetivos mais elevados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário