domingo, 7 de agosto de 2011

NATAÇÃO É A ESTRELA DA VEZ

A natação brasileira foi brilhante em sua participação no XIV Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos, realizados em Xangai.
Obteve a quarta colocação no geral, conquistando quatro medalhas de ouro, com três nadadores diferentes. Isso, sem contar que outros atletas classificaram-se para as finais.
Até então, desde a primeira edição dessa competição, em 1973, havíamos conquistado três medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze. Sem dúvida alguma, a natação brasileira vive seu melhor momento desde que se entende por uma modalidade desportiva organizada.
Acredito que o aumento de praticantes e o aperfeiçoamento de nossos técnicos, proporcionaram braçadas e pernadas que nos colocam entre as principais forças da natação mundial.
Na década de 60, houve um trabalho procurando aumentar a quantidade de praticantes, principalmente, no Estado de São Paulo, através de estímulos aos clubes, porém, todo esse trabalho batia de frente com o pequeno número de piscinas, além de problemas econômicos e sociais, pois apenas pessoas com maior poder aquisitivo tinham acesso ‘as piscinas dos clubes as quais eram associadas.
Atualmente, a natação é acessível para grande parte da população e o número de praticantes é infinitamente superior ao de 40 anos atrás. Junto com isso, O Brasil contou com uma evolução e aperfeiçoamento de nossos técnicos, fisiologistas, nutricionistas e demais estudiosos que proporcionaram o máximo de tecnologia e, dessa forma, influindo no desempenho de nossos atletas.
O Brasil está passando do estágio de coadjuvante para o de protagonista no cenário da natação mundial, ficando atrás apenas de potências como Estados unidos, China e Rússia.
É mais uma demonstração do nosso potencial, não apenas na natação, mas, com certeza, em outras áreas da atividade humana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário