segunda-feira, 19 de março de 2012

SILVINHA, A NETA DO SEU VALTER



Silvinha!!! A neta do seu Valter e da D.Nelsi, a filha da |Preta e do Evaldo que conheci ainda menina, hoje uma moça que resolveu dar saltos mais largos além de nossa Porto Belo.
Eu era o professor de Educação Física no Colégio estadual Tiradentes e, embora lecionasse para a turma do masculino, uma menina chamava a atenção pela vontade e habilidade na prática de esportes.
Aliadas a essas características, outras qualidades estavam presentes em seu espírito. Os movimentos saíam fáceis, os fundamentos de um determinado esporte eram aplicados naturalmente como se ela já tivesse muita experiência.
Um passe de peito, a bola quicada no chão, a passada para a bandeja e...cesta!!! Bastavam alguns momentos, olhos atentos observando atentamente e a execução dos movimentos tornava-se uma moleza.
Certa vez, durante as aulas de Educação Física, improvisei uma pista de atletismo entre as duas alas das salas de aula do Tiradentes. Chão batido, talvez uns 25, 30 metros de comprimento, sem raias para delimitar o espaço dos alunos e todos aguardando ansiosamente a vez, meninos e meninas, todos participando, aquela comemoração pelo melhor tempo a cada bateria e ela, irrequieta, aguardando a sua vez.
O professor chama Silvinha e mais outras meninas, aos seus lugares, pronto e...bip,bip, ela não decepcionava, disparava na frente e chegava com folga, inclusive, fazendo um tempo melhor do que muitos meninos.
Mas gostava mesmo era de jogar voleibol. Mesmo não sendo muito alta, tinha uma boa impulsão e a sua determinação proporcionava grandes jogadas, dominando bem os fundamentos, defendendo com precisão, um bom toque de bola e subindo para as cortadas.
Ela gostava do que fazia, vibrava e ficava brava quando a jogada não saía e isso é fundamental em nossas vidas. Gostar do que fazemos e tentar sempre fazer melhor.
Acho que foi a mãe dela, a Preta, que me deu a notícia. A Silvinha havia passado no vestibular e iria cursar Educação Física em Joinville. Fiquei super contente e tinha certeza que seria uma excelente profissional. Mas passou um tempo e ela resolveu mudar de planos e da Educação Física passou para o curso de Direito, das quadras para um escritório. E querem saber? Não importa o curso ou tipo de trabalho que ela esteja exercendo. Acredito que pela sua determinação que acompanhei de perto por tanto tempo, tudo que a Silvinha fizer será de forma correta e com competência.
A Silvinha é assim mesmo. Guerreira em seus objetivos, amiga de seus amigos e com uma forte personalidade que, quando preciso, não hesita em declarar suas opiniões, sempre acompanhadas de argumentos contundentes.
A Silvinha pode estar numa quadra de voleibol, mostrando seu talento ou então exercendo sua profissão num escritório, podem ter certeza absoluta que ela terá uma atuação brilhante, com garra, com perseverança, defendendo seus companheiros e sempre brigando por um melhor resultado possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário