sábado, 3 de março de 2012

O MALUCO DA NATAÇÃO




Ah!!! Cê tá maluco...ah!!! cê tá maluco!!! Bem que poderia ser o grito de guerra da torcida na arquibancada, mas engano seu. O maluco era o cara que colocou na cabeça que realizaria uma Travessia da Ilha de Porto Belo até a praia.
Ano de 1993. No tempo em que a Ilha João da Cunha, além, é claro, de suas belezas naturais, era invadida por campistas, barracas e lixo por todos os lados.
Mas não quis nem saber e foi em frente. O resultado que ia dar, nem imaginava, mas sonhava e isso vale muito a pena!!! Na base do boca a boca, começou a divulgação da prova, mas inscrição que é bom, nada e o dia aproximando-se.
E não é que apareceram 16 participantes que resolveram colaborar com o maluco. Numa conversa com os pescadores locais, conseguimos com que eles transportassem os atletas até a Ilha, onde seria dada a largada da Primeira Travessia Ilha João da Cunha.
Lá foram eles e enquanto isso, a equipe da organização preparava a premiação, testava o som, arrumava o melhor local para colocação do pódio e tudo mais.
É dada a largada da prova, tudo correndo bem até que um pescador nos alerta que um dos participantes havia confundido o percurso e seguia rumo ao Araçá. Lá foi o barco para resgatá-lo sem maiores problemas. Depois ficamos sabendo que o atleta que havia se desorientado era um turista argentino.
Quem diria? Logo na primeira edição da Travessia e ela já se tornava uma competição internacional.
Os atletas vão aproximando-se da chegada, na praia e quem vem na liderança é um tal de Marcelo Amin, seguido pelos seus primos que tem casa em Porto Belo, Gustavo, André e Henrique. Mas o tal do Marcelo levou folgado.
Na hora da premiação vieram me falar que ele já praticava natação há muito tempo, tanto é que se tornou tri campeão da Travessia Ilha de Porto Belo em 1993/94/95.
Debaixo do Jambolão, eu no microfone tentando fazer a locução da prova, os atletas chegando sem maiores problemas, hora da premiação, o Ginho sempre junto, ajudando no que fosse possível e um senhor, homem simples estava lá, aguardando o término da prova. Na época era vereador e, embora o convite tenha sido feito para todos os vereadores, somente ele estava lá e com justiça, participou na entrega da premiação da prova, parabenizando aos atletas e ‘a equipe de organização.
Lembro que em 2001, na Nona edição da Travessia Ilha de Porto Belo e Primeiro Troféu Jasmine Ilha de Porto Belo, a prova teve a participação de cerca de 1000 atletas, sendo considerado um dos maiores eventos de natação de Santa Catarina. Nos dois dias de provas, os vencedores foram Gustavo Schloesser e Patrícia Campos Soares, ambos do Clube Doze de Agosto, em Fpolis e a nossa atleta local, representando Porto Belo, IRANY ORNELLAS, chegando na 17 colocação geral e campeã em sua categoria.
No final de tudo, a maluquice deu certo. E deu tão certo que vem aí a Vigésima Edição da Travessia Ilha de Porto Belo, sempre com o apoio da Secretaria de Esportes e tendo ‘a frente o nosso tricampeão da prova, Marcelo Amin que se tornou meu amigo e que vem já há muito tempo dando braçadas perfeitas na organização da Travessia Ilha de Porto Belo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário