terça-feira, 5 de junho de 2012

EUROCOPA 2012: E VAI COMEÇAR O JOGO.


A ideia da realização de um campeonato europeu entre seleções partiu de um francês, Henry Delaunay, que foi o primeiro secretário geral da UEFA (Federação Europeia de Futebol) e que até hoje leva seu nome na taça da equipe campeã.
Inicialmente denominada de Taça da Europa das Nações, teve sua primeira edição em 1960 em Paris, na França. Participaram 16 equipes e a então União Soviética sagrou-se campeã, vencendo a Iugoslávia, na prorrogação, por 2 x1.
Em 1964, a Espanha conquistou o título jogando em casa e o torneio ficou marcado por questões políticas, com a Grécia recusando-se a jogar com a Albânia.
A partir de 68, a competição passou a ser denominada de Campeonato da Europa e a Itália, país sede, foi a campeã.
Gerd Mueller, o grande artilheiro alemão foi o herói da final de 72, na Bélgica, tendo marcado dois gols na goleada por 3 X 0 frente ‘a União Soviética.
Em 76, a competição foi disputada na Iugoslávia, com a extinta Tchecoslováquia ganhando da Alemanha na final.
Com a Itália sediando uma Eurocopa pela segunda vez, em 1980, a Alemanha chegava ao segundo título derrotando a Bélgica.
Na França, sede em 1984 e após uma sensacional semifinal com os portugueses, os franceses chegaram à final e derrotaram por 2 x 0 a seleção da Espanha, conquistando o título em casa.
Finalmente em 1988, o torneio realizado na Alemanha, premiou a Holanda com o título de campeão europeu na vitória por 2 X 0 contra a União Soviética, com gols de Gullit e um voleio maravilhoso do artilheiro Van Basten.
No início da década de 90, grandes mudanças políticas ocorreram. A Alemanha estava unificada, a União Soviética foi extinta, surgindo a CEI – Comunidade dos Estados Independentes, a guerra na Iugoslávia; todos eles foram fatores decisivos para a Eurocopa de 1992, realizada na Suécia.
E a zebra deu sinal de vida. A Dinamarca foi convidada para substituir a Iugoslávia, foi passando pelos adversários, até chegar à final, quando derrotou a poderosa Alemanha, que era a atual campeã mundial.
Na edição de 96, a Eurocopa na Inglaterra, teve um inchaço no número de equipes, em razão do surgimento de novos países no leste europeu. A fase de classificação com 48 seleções, sendo que 16 passaram para a fase final.
Novamente a Alemanha chegava ‘a final frente ‘a República Tcheca e pela primeira vez, a competição foi decidida no Gol de Ouro, marcado por Bierhoff, dando o terceiro título para os alemães.
Em 2000, fato inédito, dois países organizaram a Eurocopa, Bélgica e Holanda, e a França com outro gol de Ouro, marcado por Trezeguet, na prorrogação, derrotou a Itália e conquistou a taça.
Sob o comando do técnico Felipão, Portugal sediou o torneio em 2004, chegou ‘a final, mas foi surpreendido pela Grécia, que venceu por 1x 0, para tristeza dos portugueses.
Em 2008, novamente com dois países sediando a competição, Áustria e Suíça e a Espanha era a bola da vez, tornando-se campeã.
Foi a estreia da seleção austríaca numa Eurocopa, que se classificou apenas por ser país sede da competição. Nessa edição, as seleções que chegaram à fase final, receberam  7 milhões e 500 mil euros.
A partir dessa semana, os estádios da Polônia e Ucrânia serão os palcos da Eurocopa 2012, com a presença de 16 seleções, com a Espanha tentando o bi campeonato, os alemães tentando alcançar e outras tradicionais seleções buscando o título.
Será uma prévia do que veremos em 2014, junto com Brasil, Argentina e Uruguai, salvo alguma zebra que dê sinal de sua graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário