terça-feira, 19 de junho de 2012

YANE DO PENTATLO MODERNO


Imagine você passando na rua e um sujeito te desafia para um pentatlo moderno. Pode achar que está te gozando, mas não é nada disso.
Para quem não sabe, o pentatlo moderno é um desporto olímpico praticado por homens e mulheres, de forma individual e composto por cinco modalidades desportivas: esgrima, natação, hipismo, tiro esportivo e corrida.
Durante os Jogos Olímpicos da era antiga, esse esporte, influenciado pelo treinamento dos soldados gregos, era considerado o mais importante da competição. Havia quatro provas para serem disputadas: salto em distancia, corrida, arremesso de disco e salto em altura, sendo que os dois melhores atletas decidiam o título numa prova de luta e o vencedor passava a ser reconhecido como um semi Deus na Grécia.
O Pentatlo moderno como é disputado atualmente, diz a lenda, tem origem em uma batalha no século 19, onde certo general ordenou que seu capitão entregasse uma mensagem. O jovem oficial partiu a cavalo, percorrendo terrenos acidentados e atravessando linhas inimigas, até que seu animal foi morto. Não desistindo de sua missão, enfrentou os seus inimigos com armas de fogo e uma espada. Após atravessar um rio com fortes correntezas, seguiu correndo até o local pré-determinado e entregou a mensagem ao seu destino.
O idealizador dos Jogos Olímpicos, o Barão Pierre de Coubertin, decidiu incluir uma modalidade semelhante, que, após aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional, estreou nas Olimpíadas de 1912, realizada em Estocolmo, na Suécia, há exatos 100 anos.
No Brasil, ele é praticado desde 1922, embora, apenas em 2001 foi fundada a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno.
No mês que vem, em julho, teremos uma representante em Londres, a atleta YANE MARQUES, que iniciou sua carreira esportiva praticando natação em Recife, Pernambuco, seu estado natal.
Mas não estava satisfeita somente nadando e queria mais e tão logo percebeu que tinha jeito para a prática do pentatlo moderno, seguiu em frente e já em sua primeira competição, venceu uma etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade.
E não parou mais, sagrando-se campeã sul americana em 2006 e no Pan Americano do Rio de Janeiro, em 2007, conquistou o ouro.
No ano passado, obteve a terceira colocação no ranking mundial do Pentatlo Moderno, sendo a melhor posição de um atleta sul americano.
Em sua última competição que precede os Jogos Olímpicos de Londres, subiu no pódio, chegando em terceiro lugar na etapa da Copa do Mundo, realizada na China.
É natural que as atenção da torcida brasileira estará voltada para a tão sonhada medalha de ouro no futebol, no tri do voleibol masculino, no bicampeonato do voleibol feminino, nas braçadas do Cesar Cielo, no retorno, após 16 anos, do basquete masculino pós Oscar, nas medalhas do judô e da vela, mas fique de olho nessa guerreira pernambucana, estudante de Educação Física, que estará esgrimindo, cavalgando , nadando, atirando e correndo por todos os brasileiros e tentando superar seus limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário