terça-feira, 24 de julho de 2012

ARREMESSO DE PEDRA, CABO DE GUERRA, TIRO AO ALVO EM POMBOS, NATAÇÃO COM OBSTÁCULOS NOS JOGOS OLÍMPICOS:


Agora é a sua vez. Caprichou na escolha da pedra, jogou o braço direito para trás e com toda força que tinha, arremessou o mais longe possível. Ganhei! Ganhei!  Manequinha pulava de alegria e nem deu bola pelo fato de sua pedra ter acertado o vidro da janela da D. Berta. Naquele tarde ele era o campeão do arremesso de pedra.
Tudo começou na Escócia, onde os competidores arremessavam pedras para provar quem era o mais forte e em 1904, nos Jogos Olímpicos de S. Louis, o ARREMESSO DE PEDRA  fez parte do programa, embora não se tenha registros de quem foi o campeão, sabe-se que as pedras tinham que pesar 6,4 Kg, dando origem ao arremesso de peso que faz parte até os dias de hoje das provas de atletismo nas Olimpíadas.
E quem já não brincou de cabo de guerra? Uma equipe de cada lado, puxando a corda, tentando trazer o adversário para seu lado. Pois o CABO DE GUERRA foi um dos primeiros esportes praticados nas Olimpíadas, em 500 a. C.. Na era moderna, sendo considerada uma modalidade do atletismo, o cabo de guerra foi disputado entre as Olimpíadas de 1900 e 1920, sendo que em 1908, em Londres, a polícia local foi a campeã.
Esporte é sempre esporte, embora nem todo esporte seja olímpico. Quem tem o poder de decidir é o COI – Comitê Olímpico Internacional, onde uma série de exigências  são impostas e sempre com sete anos de antecedência dos jogos em questão.
TIRO AO ALVO EM POMBO VIVO, quem diria, já fez parte do programa olímpico, felizmente, para alegria dos pombos, essa modalidade só foi realizada uma vez, em 1900, com cerca de 300 pombos sendo sacrificados.
Em 1908, o Comitê organizador em Londres, permitiu a realização de uma competição de MOTONAÚTICA, sendo a primeira e única vez que um esporte motorizado participou de uma Olimpíada.
O ARREMESSO DE PESO E DISCO COM AS DUAS MÃOS aconteceu apenas na edição de 1912, em Estocolmo, com os atletas finlandeses dominando as provas. A partir de 1920, os  dirigentes padronizaram a competição com o uso de apenas uma mão.
Um esporte muito antigo, o RÚGBI foi muito popular nos Jogos Olímpicos de 1900, 1908, 1920 e 1924, mas esse sucesso trouxe a profissionalização e o COI aceitava somente esportes e atletas amadores.
Nas três primeiras edições, o LEVANTAMENTO DE PESO era executado COM APENAS UMA MÃO e a partir de 1908, passou-se a utilizar as duas mãos que prevalece até os dias de hoje.
O CICLISMO, modalidade tradicional de Olimpíadas já foi disputada de outra forma; em 1896, em Atenas, os atletas pedalavam durante 12 horas seguidas, ocorrendo muitas desistências e o austríaco Adolf Schmal foi o vencedor percorrendo cerca de 290 quilômetros.
E se Cesar Cielo tivesse participado da prova de NATAÇÃO nos Jogos de Paris, em 1900, teria passado muito trabalho, pois a prova, realizada no rio Sena, era uma combinação de natação e uma pista de obstáculos, onde os competidores tinham que passar por cima de um poste, por uma fileira de barcos e outras barreiras pela frente.
No período entre 27 de julho até 12 de agosto, acontece a 30 edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Londres, onde 204 países, num total de 10.500 atletas disputarão medalhas em 26 esportes, com o lema “ INSPIRE UMA GERAÇÃO”.

Um comentário:

  1. Olá Caro amigo escritor, Osvaldo.
    Meu nome é Nanda Silveira, e também sou escritora aqui no Clube de Autores. Hoje, através deste e-mail, venho lhe fazer um convite especial e muito importante:
    Há cerca de um ano, eu administro um Blog chamado Imaginário’s Books – que tem como proposta, tornar conhecida a obra de escritores anônimos – como nós aqui do Clube. (imaginarios-books.blogspot.com). Nele dedico post aos escritores, faço Resenhas Literárias, Books Trailers para lançamento, entre outras coisas...
    Mas no início de Junho, um projeto chegou para revolucionar o Blog:
    Serviço de Capa, Revisão, Diagramação e Divulgação – totalmente gratuito aos escritores anônimos, parceiros do blog.
    Se o escritor tem uma obra, e como de costume nessa editora, precisa Revisá-la sozinho, fazer a arte da capa, diagramação e divulgação... basta entrar em contato com a equipe do Blog Imaginário’s, que faremos isso por ele, e sem cobrar absolutamente nada. Somos parceiros de grandes Capistas voluntários, Revisores e Diagramadores, que toparam colaborar com esse projeto.
    O meu próprio livro é um exemplo de como esse projeto está dando certo: “O segredo de Emma Sullivan” – ele fora totalmente Revisado e Diagramado pela equipe do Blog.
    Então, peço-lhe ajuda. Precisamos divulgar esse trabalho. Acesse o blog, siga-o e divulgue entre seus colegas escritores, e amigos.
    Também se precisar de nossa ajuda, seja para divulgar sua obra, (o que faremos com enorme prazer), ou até mesmo, para usufruir desse projeto, é só nos contatar no blog. Imaginarios-books.blogspot.com
    Mas, por favor, não ignore esse pedido. De uma escritora a um colega escritor. Juntos, podemos mudar a estória de nossas vidas no Universo Literário.
    Muito obrigada pela atenção,
    Att
    Nanda Silveira Oficial.

    ResponderExcluir