quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ESPORTE ADAPTADO


                   



No início do século passado,o esporte adaptado para pessoas com deficiência, passou a ter importância quanto ‘a inclusão social.
Após a Primeira Guerra Mundial, havia uma grande preocupação em oferece r tratamento aos soldados que sofreram traumas durante os combates.Passado algum tempo, em 1944, o governo da Inglaterra, convidou o Dr. Ludwig Guttmann, com o objetivo de criar um centro de traumas medulares, visando a recuperação de pessoas.
A partir disso, tem início o esporte paralímpico, embora a história tenha registros da prática de esportes direcionados para pessoas portadoras de deficiências, desde os séculos 18 e 19, comprovando assim, a importância da atividade física para reeducar e reabilitar essas pessoas.
O Dr. Guttmann introduziu o esporte nesse tipo de reabilitação e, em 1948, foram realizados os 1º Jogos de Stoke Mandeville, paralelamente aos Jogos Olímpicos de Londres.
Já em 1960, aconteceram, em Roma, os 1 º Jogos Paralímpicos, com a participação de 400 atletas. Nos últimos Jogos Olímpicos, em Londres -2012, tivemos a participação de 4200 atletas de 166 países.
No Brasil, há a necessidade de mais incentivo e apoio, tanto de órgãos públicos como da iniciativa privada, embora algumas instituições estejam realizando, na medida do possível, um trabalho de inclusão social e também investindo em treinamentos de alto rendimento, na busca de novos talentos.
A prática das atividades físicas para portadores de deficiência, seja visual, auditiva, mental ou física, proporciona, dentre os inúmeros benefícios, a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, ajuda na prevenção de doenças e fortalece a integração social.
A família é fundamental nesse processo, juntamente com a comunidade escolar e os educadores físicos sempre incentivando a prática de esportes.
Ainda há um longo caminho pela frente, muito trabalho, dedicação de todos mas , nada melhor do que ver um sorriso de uma criança estampado no rosto, os avanços motores em batalhas diárias,sempre um pequeno passo a cada dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário