quinta-feira, 11 de junho de 2015

ESPORTE E EDUCAÇÃO, LADO A LADO


Pular, brincar. E a criança não se cansa, sempre com energia de sobra.
O tempo vai passando, a brincadeira fica séria e o esporte começa a fazer parte de sua vida.
O esporte dá prazer, faz bem para a cabeça e deixa seu corpo mais saudável.
Assistir 'a uma competição, estar próximo de seus ídolos, vibrar com eles, aplaudir suas conquistas e aprender com seus exemplos.
A garantia de acesso ao esporte na infância é poder proporcionar que as crianças possam ter uma vida mais sadia.
Dessa forma, eles ocupam espaços, novas amizades acontecem, aprendem a lidar com as diferenças e semelhanças e, assim, vão socializando-se através de atividades lúdicas.
A prática esportiva colabora com a inclusão social, desde que venha acompanhado de uma educação de qualidade.
Desenvolver o cidadão através de práticas esportivas é algo que vem dando certo há tempo, tanto que, normalmente, se escuta muito falar de crianças e adolescentes que mudam suas vidas e transformam-se cidadãos do bem após participarem de projetos sociais.
O esporte vem ganhando força nas escolas, visando desenvolver integralmente nossos jovens, capacitando-os a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, de forma que possa desenvolver as competências técnicas e sociais, importantíssimo para seu processo no desenvolvimento individual e social.
O esporte tem que se integrar 'as finalidades gerais da educação, no desenvolvimento das individualidades e na formação para a cidadania e orientação para a prática social.
A educação que a criança recebe em seus primeiros anos é um legado para toda vida. O esporte é um excelente caminho para a criança ocupar a mente e desenvolver o corpo. Aprende  a trabalhar em equipe e compreende a importância no convívio social.
A prática esportiva ajuda na auto estima e não se limita apenas aos benefícios físicos em relação 'a saúde, mas também promove a construção social e o desenvolvimento do cidadão de uma maneira geral.
Essas experiências tem um fator motivador muito positivo. Seus efeitos são sentidos no dia a dia, com os jovens mais concentrados nas salas de aula, melhorando seu rendimento escolar.
O esporte aliado 'a educação tem o poder de transformar, resgatando jovens em situação de risco, onde estarão ocupados com atividades que dão prazer, evitando, assim, que fiquem a toa na rua.
Sem dúvida alguma, o esporte é um instrumento pedagógico, auxiliando no desenvolvimento de individualidades, na formação de cidadania e valorizando os princípios sociais, morais e éticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário