sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A BOLA DA VEZ

  
A roda entrou para a história e é impossível entender o mundo sem ela. Fico só imaginando os egípcios carregando pedras e mais pedras nas costas e chega a roda colocada numa carrocinha para facilitar a dura vida deles.
Mas será que eles, entre uma roda e uma pedra, na folguinha que tinham, não batiam uma bolinha? Daí aparece um grego ou egípcio, sei lá, atirando e chutando um troço redondo. Falta do que fazer.
Milhares de anos já se passaram e os chutes, arremessos e passes não param em muitas modalidades esportivas onde a bola é fundamental.
Mas afinal, quem inventou a bola? Só sei que desde a pequenina bolinha de gude até a maior delas, acredito eu, a bola de basquete, a bola é a bola da vez e bola pra frente.
Com as mãos, com os pés, com a cabeça, dando raquetadas nela, tacos arremessando o mais longe que consigam, ou, com precisão, tentando acertá-la num buraco de uma mesa. E lá vem ela, os pinos em pé, aguardando a cacetada de uma bola pesada tentando derrubá-los.
A bola nasceu bola e é bola até hoje. Tá certo que no início, algumas feitas com couro, eram mais pesadas. Agora mais leves, mas o jeitão é o mesmo.
Bolinha de gude, sinuca, ping-pong, boliche, badminton, hóquei sobre o gelo ou na grama, pelota basca, polo aquático, voleibol, frescobol, basquetebol, futebol de areia, rúgbi, tênis, futsal, golfe, futebol americano, críquete, squash, futebol de campo. Sempre a bola a dona do jogo.
De uma forma geral, os esportes vêm sofrendo alterações ao longo dos tempos. O tênis de campo, por exemplo, não é o mesmo que se jogava na década de 60, num estilo mais clássico e hoje, é a força física que decide uma competição. No futebol de antigamente, sobravam mais espaços em campo, enquanto que hoje você observa os jogadores correndo o tempo todo, marcando e a bola, é deixada em segundo plano.
Talvez o mundo atual esteja mais agitado e a bola acabou assimilando essa característica.
Bom chega de papo, pois tá na hora do pessoal bater uma bolinha no Baixio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário