sábado, 8 de outubro de 2011

PAN AMERICANOS EM GUADALARAJA


 1942. Esse seria o ano em que seriam disputados os primeiros Jogos Pan Americanos, porém os conflitos da Segunda Guerra Mundial, adiaram em nove anos e a primeira edição dos Jogos foram realizados na Argentina, na capital Buenos Aires, em 1951.
Desde o início foram respeitados os protocolos dos Jogos Olímpicos, com o tradicional desfile de abertura das delegações, a tocha, o juramento dos atletas, bem como a cerimônia de encerramento.
Com um público de 100 mil, as delegações de 21 países, num total de 2513 atletas, fizeram a abertura em 25 de fevereiro de 1951. Já nessa época, a cartolagem brasileira fazia das suas e o número de dirigentes foi superior aos 179 atletas que representaram o país em 18 modalidades esportivas.
O Brasil obteve o quinto lugar na classificação geral, com destaques para a natação com Tetsuo Okamoto, ouro nos 400m e 1500m e com Ademar Ferreira da Silva, ouro no salto triplo e que viria a conquistar o bi-olímpico em 52, em Hensinque, na Finlândia e 56, em Melbourne, na Austrália.
Guadalajara, capital do Jalisco, no México, será a sede dos 14 Jogos Pan Americanos e passa por um processo de transformação urbana que, com certeza, proporcionará importantes mudanças sociais e econômicas.
Teremos nove modalidades que serão realizadas em outras cidades. Em Guzman, que é um pólo de desenvolvimento industrial, comercial e turístico, sendo reconhecida por suas belezas naturais, receberá os atletas do remo e da canoagem.
Em Lago de Moreno, cidade recheada de monumentos históricos, poderá fazer a história dos atletas nas modalidades de beisebol e softbol.
O ciclismo e o mountain-bike terá como sub-sede, Tapalpa, que oferece muitas opções turísticas e reconhecidas por sua arquitetura e pela exuberante natureza.
Em Puerto Vallarta, onde a serra, os rios e o oceano encontram-se, estarão em jogo as medalhas do voleibol de praia, vela, triatlo e maratona aquática.
No período entre 13 e 30 de outubro, o Brasil tentará superar seu melhor desempenho, obtida em 2007, no Rio de janeiro, quando conquistou 52 medalhas de ouro, 40 de prata e 654 de bronze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário